terça-feira, fevereiro 26, 2013

Wedding Planner again...

Foi-se a época em que as noivas se dedicavam integralmente aos preparativos do casamento. Nos últimos tempos, o papel da mulher na sociedade passou por transformações e as responsabilidades aumentaram. Organizar o tão sonhado dia do “Sim” tornou-se uma tarefa difícil para quem vive na correria do mundo moderno.

Igreja, buffet, decoração, convites, vestido, cabeleireiro, maquilhadora, foto e filmagem, esses são alguns dos diversos itens da lista de preparativos para as bodas. 
 
Para facilitar a vida dos casais e evitar que nenhum detalhe seja esquecido ou desprezado, entra em acção a organizadora de casamento, conhecida também como Wedding Planner. Apesar de ainda não ser uma profissão reconhecida formalmente, a quantidade de autónomos que actuam neste ramo cresce a cada ano e aos poucos está conquistando um grande espaço no mercado.

A organizadora é quem se responsabiliza por cada detalhe do ‘casório’ para que tudo corra na mais perfeita ordem. Dentre os serviços estão a busca pelos melhores fornecedores, indicação de locais para a realização da festa e cerimónia, sugestão de decoração, auxílio na confecção dos convites, enfim, tudo o que é necessário para o grande dia, variando de acordo com o serviço escolhido pela noiva. 
 
O serviço de organização tem como função auxiliar o cliente no planeamento, execução, coordenação do operacional e cerimonial do evento, tudo isso é de responsabilidade deste profissional. A assessoria pode ser realizada para a organização geral do casamento ou apenas na fase final.

Serviços diferenciados para cada necessidade

Garantir o conforto dos noivos é com certeza a função de uma organizadora de casamento, prova disso é a disponibilização de pacotes diferenciados para a necessidade de cada casal. Os nomes e serviços variam de profissional para profissional. A maioria dos organizadores possuem pacotes prontos, mas nada impede que o mesmo seja adaptado conforme as necessidades do cliente. Os mais comuns são assessoria completa, assessoria parcial e assessoria dia.

Vale ressaltar que o período indicado para contratação desses pacotes é de 1 ano de antecedência para a assessoria completa e 3 meses para assessoria do dia.

• Cerimonial de Casamento e Assessoria do Dia

Considerado o mais importante entre os noivos, neste pacote a organizadora não se responsabiliza pela escolha dos fornecedores, mas verifica os contratos e realiza reuniões para acertar os detalhes finais. No dia do evento, encarrega-se da execução de todos os serviços contratados para que tudo corra da forma como os noivos desejam. Este tipo de serviço também contempla a organização e a recepção da festa.

• Assessoria Completa

É o serviço ideal para os casais que não tem tempo para correr atrás de todos os detalhes do casório ou são inseguros para elaborar todo o planeamento do matrimónio. A organizadora apresenta orçamentos diversificados aos noivos, agenda as visitas e degustações, acompanha a assinatura dos contratos, elabora o cronograma e planeamento do casamento. Além disso, marca reuniões para acerto e acompanhamento dos detalhes finais da cerimônia e da recepção.

•Assessoria Personalizada

Os noivos decidem as tarefas que serão realizadas pela organizadora . Neste caso, cria-se um novo pacote que pode ser ajustado de acordo com a vontade do casal.

Quanto custa?

O valor cobrado por uma organizadora pode variar bastante de acordo com cada organizador de casamento, mas a média é equivalente a 10% do total de gastos, contando cerimônia e festa, no caso da assessoria completa. Para a assessoria do dia, o preço depende dos itens combinados, do número de convidados e do formato do evento.

Eu trabalho com preço fixo e não à percentagem. Peça um orçamento e verá que vale a pena!

É importante encontrar por uma boa organizadora de casamento para que todos os anseios e sonhos sejam idealizados da melhor maneira e que o casamento seja inesquecível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Recomendo vivamente
A Sílvia para além de profissional, e muito atenciosa, educada e empenhada.
Estamos bastante satisfeitos
Beijinho Sílvia
Maria

Unknown disse...

Obrigada Maria,

Estes comentários valem muito para mim...

Espero que no final possam recomendar os meus serviços às futuras Noivas.

Beijinhos

Sílvia